segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Fórum Municipal Romeu Correia

A Câmara Municipal de Almada apresenta a edição/DVD Almada: Vozes de Resistência, dia 29 de Setembro, pelas 21H00, no Auditório do Fórum Municipal Romeu Correia.

Resultado de uma campanha de recolha que mobilizou cerca de duas dezenas de entrevistados, este trabalho é um documento de divulgação centrado nas memórias sobre formas de resistência, formais e não formais, em Almada, ao regime do Estado Novo. Em discurso directo ouvimos testemunhos de uma geração nascida nas décadas de 20 e 30 do século passado sobre a centralidade industrial do Concelho na região da Grande Lisboa, e uma concentração operária, base para a construção de uma identidade assente no trabalho e nas redes sociais a ele associadas.

Esta edição, integrada nas comemorações municipais do 35º Aniversário do 25 de Abril, representa um contributo da Câmara Municipal de Almada para a transmissão de testemunhos vivos da resistência às gerações mais novas, para o conhecimento da história e preservação da memória, assumindo-se igualmente como singela homenagem a todos os resistentes, homens e mulheres mais ou menos anónimos, que nas vozes presentes neste DVD reconheçam o eco das suas experiências e percursos de vida.



Auditório Lopes Graça

Fórum Municipal Romeu Correia

Praça da Liberdade, 2800-648, Almada

Tel. 212724920 / 212724927

Sem comentários: