domingo, 24 de junho de 2012

A esperança


«A esperança não é um suplemento de alma vaporosonem um suprimento ficcionado para compensatório consolo das muitas misérias circundantes que afligem.

A esperança não é uma espera – encomendada à resignação submissa, aqui e ali, colorida por salpicados assomos de rebeldia avulsa.

A esperança é um horizonte trabalhado do ser – é do concreto trabalho das realidades que ela nasce, e renasce.

Por vezes, esperamos pelo tempo. Esperamos muito do tempo. Agastamo-nos com o tempo que se perde, que se gasta, que se desaproveita. Tememos que o tempo apenas tarde, ou demasiado tarde, venha a chegar. Colocamo-nos de fora do tempo, em posição aprumada de exterioridade expectante – e ficamos à espera do espectáculo… vendo passar os comboios na velocidade que levarem, ou procurando avistar os navios por entre o nevoeiro. Sem perceber que somos caminheiros da viagem; sem tomar a cargo os passos do caminho.

Rebate.

Não será tempo de cultivar a esperança trabalhada?
Não será tempo de não abdicar da lavrança de uma história que – no tempo que é o nosso – sofremos, sem dúvida, mas que, dentro das nossas limitações e na mobilização das capacidades de que dispomos, vamos também afeiçoando (como o artesão a pedra) e, no limite (qual material tornado obra de escultura), transformando?
Não será tempo de tomar a sério, e nas mãos, a exigente tarefa de viverum bem que apenasenquanto dura?

José Barata Moura
Lisboa, Nov. de 2010
“O tempo e a História, Tão-só um soturno, e mal-alinhavado, aperitivo
VÉRTICE – Nov./Dez.

Sem comentários: